segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Avaliação da Fragmentação do DNA Espermático



O stress oxidativo é uma das principais causas da fragmentação do DNA espermático e, essa fragmentação pode estar associada à diminuição da fertilização, do desenvolvimento embrionário e resultar em menores taxas de gravidez.
Existem diversas causas para a Fragmentação do DNA espermático, dentre elas: aumento da temperatura testicular; varicocele; presença de espécies reativas de oxigênio; obesidade; cigarro; e idade.
Espermogramas de homens com motilidade e morfologia alteradas apresentam maiores taxas de Fragmentação do DNA espermático. E em diversos casos em que o homem possui espermograma normal há alta porcentagem de espermatozóides com DNA fragmentado, sendo uma explicação para infertilidade sem causa aparente.

Aproximadamente 25% dos homens inférteis apresentam elevadas taxas de fragmentação do DNA espermático. E, em torno de 10% dos Espermogramas normais (em casais com infertilidade) há altas taxas de Fragmentação do DNA espermático (avaliação da infertilidade sem causa aparente).
A fragmentação do DNA espermático está associada ao insucesso na Inseminação. Quando as taxas de fragmentação do DNA espermático são superiores a 30%, as chances de gravidez reduzem significativamente de 19% para 1,5%. Desse modo, pacientes com alteração da fragmentação do DNA espermático são menos indicados para a realização da Inseminação, pois apresentam menores chances de gravidez.

  •  http://www.infert.com.br/pagina/32/diagnostido-do-homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário