segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mas afinal, o que é Reprodução Humana Assistida?


A reprodução é a “função (do grupo das funções da vida vegetativa) que permite aos seres vivos produzirem outros semelhantes, mantendo-se a espécie” (Diciopédia 2005, Porto Editora Multimédia). Apesar de ser uma função comum a todos os seres vivos, a reprodução, por vezes, torna-se um acontecimento biologicamente impossível, nomeadamente no ser humano. Esta realidade impôs desde cedo vários desafios à ciência: a identificação das diversas causas de infertilidade e respectivo tratamento e ainda o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitissem aos casais inférteis a produção de descendência.
 A reprodução humana Assistida (RHA) é basicamente, a interferência do homem no processo de reprodução natural, com o objetivo de  tornar possível o sonho de ter um filho para as pessoas com problema de infertilidade.
A RHA e aplicada em um conjunto de técnicas como: relação programada, inseminação artificial intrauterina e fertilização extracorpórea que abrange a fertilização in-vitro clássica e a fertilização in-vitro por meio de injeção intracitoplasmática de espermatozoide. Uma equipe especializada tem participação fundamental no desenvolvimento dos gametas, durante a fecundação.
Apesar de todos os benefícios que a RHA tem trazido para casais inférteis, ainda são necessários muitos estudos para que se possa estabelecer um consenso a respeito. Pode se dizer que "o admirável mundo novo da RHA" trouxe repercussões que configuraram uma nova realidade a ser avaliada em toda a sua importância, pois ela esta em uma constante evolução.
  • FREITAS,Marcia.SIQUEIRA,Arnaldo.SEGRE,Conceição.Avanços em reprodução assistida. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1282&lng=pt&nrm=iso  



Nenhum comentário:

Postar um comentário